Descrição: |
Praia próxima a área urbana, ela possui uma grande quantidade de recifes que formam belas piscinas naturais ao longo da orla, além de uma área aberta conhecida como “Mar aberto” muito frequentada por banhistas e surfistas. O que torna esta praia ainda mais linda sãos as dunas cobertas pela vegetação natural da Mata Atlântica e muitos cajueiros, destaque especial para a duna conhecida como “Morro do careca”, semelhante à duna de mesmo nome localizada na capital Natal. Também existem barracas rústicas e pousadas para atender os visitantes de onde saem boa parte dos passeios de bugre para conhecer toda orla formosense, vale apena conhecer nesta mesma praia no Cabo de Bacopari o farol.
Não encontrei ainda uma versão exata da origem do nome desta praia, mas há um livro de pesquisa de dados diversos, intitulado: Baía Formosa Descoberta em 1587 (pág. 12 - Praias), que faz referência a um suposto naufrágio ocorrido nesta praia no século XVII, com um barco de nome "Barco Paris"... e por não conseguirem pronuncia-lo corretamente, transformou-se em Bacopari... Já em outra versão menos fantástica, o nome da praia teria origem na presença de uma fruta nativa da Mata Atlântica chama "Bacopari".
Nota: Especulações a parte o que vale mais é o valor cultural que alimenta a imaginação de muitos formosenses, essas histórias não servem de fato para ditar uma verdade, mas para contar o que se proseia através dos tempos, mesmos que não haja registros documentados; quem nunca escutou uma história sobre algum lugar que provavelmente nasceu da fantasia de alguém?! Acredito que quem conta uma lenda não tem a intenção de alienar ninguém!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário